GUSTAVO CIRÍACO – Amanhãs de ontem

3 OUT 2024 / Espaço Jovem
3 OUT / 10h30 + 14h30
Espaço Jovem

M6 / 45'/ Mediante reserva

O que aprendemos ao abrir os olhos? Para onde vagueia a nossa atenção, movida pela curiosidade pelo mundo? Do que observamos, o que se transforma em conhecimento, vertigem, mistério?
Dos olhos à boca, da boca à palavra, da palavra ao ouvido, e novamente
aos olhos, o mundo é processado e, através dele, todos nós, como seres pensantes, afectivos, sensíveis.
Imersos no presente, lançamos âncoras para o futuro.

Amanhãs de Ontem é um projecto coreográfico de Gustavo Ciríaco, concebido especialmente para o espaço público, que toma a dança como instância de conhecimento, como forma de dialogar com os princípios educacionais de cognição do mundo.
O projecto inspira-se em duas estratégias pedagógicas de referência, que têm como base comum a ideia de aprender como prática para a liberdade – a abordagem do teórico alemão Friedrich Fröbel, inventor do jardim de infância e do uso do jogo como ferramenta fundamental para a aprendizagem das materialidades do mundo; e a perspectiva do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, defensor de uma pedagogia crítica onde o aprendiz é considerado co-criador de conhecimento.


Direcção artística e Coreografia: Gustavo Ciríaco
Intérpretes e Colaboradores: Só Filipe, Joana Levi, Sara Zita Correia, Tiago Barbosa + Lewis Seivwright e Mariana Costa (pesquisa)
Cenografia e Colaboração: Ali Talaat
Gestão administrativa e financeira: Missanga Antunes
Realização: Performativa
Residências: Vaga-Espaço de Arte e Conhecimento (Ponta Delgada), And Lab, Materiais Diversos & Escola Superior de Dança (Lisboa), Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo), MAATCairo Choreographic Center (parte da residência do projecto Tools for Tomorrow)
Apoio financeiro: Fundação Calouste Gulbenkian (apoio a residências), Fundação GDA, AFAC – The Arab Fund for Arts And Culture (Tools for Tomorrow)